Cidade italiana inaugura fonte de vinho permanente e gratuita

abruzzo-1410815_960_720
Abruzzo é ponto de visita constante de turistas que fazem o “Cammino de San Tomazzo”. Agora, conta com fonte de vinho gratuita, 24h, para receber os peregrinos.

Milhares de turistas partem de Roma para Caldari di Ortona, em Abruzzo, todos os anos. O objetivo? Visitar a catedral onde estão os restos mortais do discípulo Tomás, segundo o Telegraph. Agora, os turistas vão contam com mais um motivo para a peregrinação: uma fonte de vinho tinto, inaugurada pelos proprietários da vinha Dora Sarchese, pretende saciar a sede dos viajantes que percorrem a famosa rota “Cammino di San Tommaso“.

A “fontana del vino”

A nova “fontana del vino” tem o formato de um barril de aproximadamente três metros de diâmetro. Dentro, há uma torneira para que as pessoas possam recolher todo vinho que quiserem, de forma gratuita e a qualquer hora do dia.

 

14517352_10154701820649260_1760811528711152676_n
Criada para dar boas-vindas aos visitantes, a fonte de vinho foi criada com ajuda de uma organização sem fins lucrativos. Foto: Dora Sarchese/Facebook.

Este projeto foi realizado com ajuda da organização Cammino di San Tommaso, sem fins lucrativos, que mantém a rota de peregrinação. A ideia veio inspirada na Fuente del Vino de Bodegas Irache, disposta ao longo da rota de peregrinação espanhola conhecida como o Caminho de Santiago. A diferença é que, no caso da fonte espanhola, o vinho é pago.

A iniciativa, segundo os criadores da fonte, é uma forma de dar boas vindas aos visitantes. Eles ressaltam, entretanto, que o local não é destinado para “bêbados” ou “arruaceiros”.

 

Fonte: BZR, ZAP

Comentários
Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Quem Sou

Sou Etienne Carvalho, jornalista, sommelier formada pela ABSRS e pela FISAR, com qualificação nível 3 WSET. Atualmente, atuo como diretora e professora da ABS-DF e sigo me aprofundando no mundo do vinho como estudante de Enologia. Apaixonada por vinhos, viagens, leitura e escrita, criei este espaço para compartilhar minhas experiências e descobertas com quem, assim como eu, acredita que o conhecimento e a paixão tornam cada taça ainda mais especial.

Categorias

Veja Também

Novello: o vinho jovem da Itália

Na Itália, o termo “Novello” é usado para vinhos tintos muito jovens, elaborados e lançados…

Do frio à taça: a arte dos vinhos de gelo

  Os vinhos de gelo, conhecidos como Ice Wine ou Eiswein, são produzidos a partir…

Operação Sommelier combate descaminho de vinhos

Na manhã de 15 de janeiro de 2026, a Polícia Federal (PF) e a Receita…

Don Romano destaca sabores leves para o verão

Referência da gastronomia italiana em Brasília, o restaurante Don Romano destaca opções refrescantes e receitas…