Parada obrigatória: se estiver em Montevidéu, conheça o Francis

Fachada noturna do Restaurante Francis, Carrasco, em Montevidéu.
Fachada noturna do Restaurante Francis, Carrasco, em Montevidéu.

Fundado em 2002, se consolidou como referência gastronômica em Montevidéu, recebendo em 2010 o prêmio de melhor restaurante da região. Localizado em Punta Carretas e em Carrasco, o Francis é, sem dúvida, uma parada obrigatória para quem passa pela capital do Uruguai. Seja pela excelente carta de vinhos (considerada a melhor do país!), seja pelo atendimento espetacular, o ambiente aconchegante ou a comida exótica e bem preparada, deixar de conhecer o restaurante é perder uma parte incrível – e deliciosa – da viagem.

Francis: Carta de vinhos considerada a melhor do país, atendimento espetacular, ambiente aconchegante e comida deliciosa e bem preparada

Em entrevista ao jornal El País, o diretor e fundador do Francis, Alberto Latarowski, destacou que a preocupação do do estabelecimento não é vender comida – é vender prazer, uma experiência. Para ele, a característica maior do restaurante é o respeito: respeito pelo cliente, pelos fornecedores e pelos funcionários. “Os clientes sabem que se há um problema, estamos ali para responder”, afirmou ao El País.

salon-fama
Avaliado com excelência no famoso site de viagens Tripadvisor, o Francis foi agraciado com o certificado “Salón de la Fama”.

No famoso site de viagens, Tripadvisor, o Francis está no “Salão da Fama”,  tendo recebido o certificado de excelência cinco vezes consecutivas e estando entre os restaurantes favoritos dos turistas. Já o guia de viagens Travelerguides.net, ressaltou um jantar no restaurante entre a lista de 50 coisas para não deixar de fazer em Montevidéu.

A carta de vinhos 

Por dois anos consecutivos, o restaurante Francis figurou na “World’s Best Wine Lists”, seleção das melhores cartas de vinho de restaurantes do mundo inteiro. As cartas ganhadoras precisam reunir determinadas condições, como a amplitude, profundidade, interesse, qualidade e valor da seleção de vinhos (no que se refere a natureza, quantidade de exemplares e níveis de especialidade), uma organização clara e boa apresentação, informações precisas e completas para cada vinho na carta (incluindo origem, produtor, tipo de vinho, custo e apresentação, além da adequação da carta aos pratos e ao estilo do restaurante).

Você pode conferir a carta de vinhos do restaurante Francis aqui.

Lugar para comer bem (muito bem)

Excelentes opções da cozinha mediterrânea
Excelentes opções da cozinha mediterrânea

Não é à toa que o restaurante Francis é ponto de encontro para todos os tipos de público: empresários, familiares, amigos e turistas. Com excelentes opções de comida mediterrânea, entradas incríveis e sobremesas maravilhosas, o restaurante Francis é fabuloso não só pelo que oferece no prato, mas também pelo ambiente, harmônico.

O blog tem um post especial sobre uma visita que eu fiz a Montevidéu, falando não só sobre o restaurante, mas também outras surpresas mais do que agradáveis que eu tive durante à viagem a esta capital maravilhosa para qualquer um e, principalmente, os amantes do vinho.

Eu, no restaurante Francis Carrasco, ladeada pelo proprietário do local, Alberto Latarowski, e por sua filha Mariel, Latarowski, Gerente-Geral do estabelecimento.
Eu, no restaurante Francis Carrasco, ladeada pelo proprietário do local, Alberto Latarowski, e por sua filha Mariel, Latarowski, Gerente-Geral do estabelecimento.

Veja mais fotos clicando aqui. (Fotos: Guilherme Penchel/ Tratamento: Claudio Cabrito)

Comentários
Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Quem Sou

Sou Etienne Carvalho, jornalista, sommelier formada pela ABSRS e pela FISAR, com qualificação nível 3 WSET. Atualmente, atuo como diretora e professora da ABS-DF e sigo me aprofundando no mundo do vinho como estudante de Enologia. Apaixonada por vinhos, viagens, leitura e escrita, criei este espaço para compartilhar minhas experiências e descobertas com quem, assim como eu, acredita que o conhecimento e a paixão tornam cada taça ainda mais especial.

Categorias

Veja Também

Novello: o vinho jovem da Itália

Na Itália, o termo “Novello” é usado para vinhos tintos muito jovens, elaborados e lançados…

Do frio à taça: a arte dos vinhos de gelo

  Os vinhos de gelo, conhecidos como Ice Wine ou Eiswein, são produzidos a partir…

Operação Sommelier combate descaminho de vinhos

Na manhã de 15 de janeiro de 2026, a Polícia Federal (PF) e a Receita…

Don Romano destaca sabores leves para o verão

Referência da gastronomia italiana em Brasília, o restaurante Don Romano destaca opções refrescantes e receitas…