Pernambuco ganhará instituto para pesquisa de uvas e vinhos em regiões quentes

Vale do São Francisco
Vinícola Santa Maria, localizada no Vale do São Francisco (PE)

Devido ao aquecimento global, cada vez mais vinícolas estão sendo prejudicadas pelo aumento na temperatura em locais onde o frio se faz necessário. Visando resolver este problema, mais de 30 pesquisadores de instituições como  Embrapa, Faculdade de Ciências Aplicadas e Sociais de Petrolina (Facape), Universidade do Estado da Bahia (Uneb), Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) e Instituto Federal se uniram para atuar no Instituto de Pesquisa Avançada da Uva e do Vinho Tropical (IVT).  O instituto funcionará em Lagoa Grande, sertão de Pernambuco, a partir deste mês, com o objetivo de efetuar pesquisas sobre as produções de uvas e vinhos em regiões de temperaturas mais elevadas e tornar-se referência mundial na área.

Em uma primeira fase o projeto será mantido por meio de um convênio entre a Região Integrada de Desenvolvimento (RIDE) através da Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco (AD Diper), a Prefeitura de Lagoa Grande e o governo do Estado. Depois, o instituto ficará autônomo e irá se manter através de novos convênios e editais. Outra fonte de renda que financiará o instituto  serão as pesquisas solicitadas sob demanda por outras empresas.

Compartilhando tecnologia – O instituto deverá receber pesquisadores internacionais para compartilhar tecnologia e beneficiar outras áreas produtoras do mundo que estão sofrendo com a elevação de temperatura por causa do aquecimento global. O IVT irá contar com palestras, oficinas, eventos e cursos profissionalizantes na área da uva e do vinho. E  para o mês de agosto, já estão previstos oito cursos voltados para a área de produção de vinhos,  uva,  além de enoturismo.

Comentários
Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Quem Sou

Sou Etienne Carvalho, jornalista, sommelier formada pela ABSRS e pela FISAR, com qualificação nível 3 WSET. Atualmente, atuo como diretora e professora da ABS-DF e sigo me aprofundando no mundo do vinho como estudante de Enologia. Apaixonada por vinhos, viagens, leitura e escrita, criei este espaço para compartilhar minhas experiências e descobertas com quem, assim como eu, acredita que o conhecimento e a paixão tornam cada taça ainda mais especial.

Categorias

Veja Também

Novello: o vinho jovem da Itália

Na Itália, o termo “Novello” é usado para vinhos tintos muito jovens, elaborados e lançados…

Do frio à taça: a arte dos vinhos de gelo

  Os vinhos de gelo, conhecidos como Ice Wine ou Eiswein, são produzidos a partir…

Operação Sommelier combate descaminho de vinhos

Na manhã de 15 de janeiro de 2026, a Polícia Federal (PF) e a Receita…

Don Romano destaca sabores leves para o verão

Referência da gastronomia italiana em Brasília, o restaurante Don Romano destaca opções refrescantes e receitas…