Você conhece a uva Timorasso?

Esse aqui é mais um bom vinho do Norte da Itália! Conheci por indicação da minha querida amiga @elza.nobrega quando estávamos lá no maravilhoso restaurante Dop&Doc que fica em Tortona!
A Timorasso é uma casta rara e antiga da região de Colli Tortonesi
A Timorasso é uma casta rara e antiga da região de Colli Tortonesi
A Timorasso é uma casta rara e antiga da região de Colli Tortonesi, perto de Tortona na província de Alessandria no Piemonte, que estava quase extinta e está agora passando por um renascimento, principalmente pelo trabalho de Walter Massa, conhecido como o Maestro da Timorasso. É autorizada na província de Asti e Alessandria e seus vinhos varietais são permitidos com as rotulagens de Colli Tortonesi e Monferrato DOC, onde também podem ser feitos blends com outras variedades locais como a Cortese.
O Derthona 2016, de Walter Massa é uma delícia! Ótima complexidade aromática e boa persistência como esperado
O Derthona 2016, de Walter Massa é uma delícia! Ótima complexidade aromática e boa persistência como esperado
É uma variedade que mesmo jovem pode apresentar vinhos com alta complexidade de aromas, com um pouco de mel, especiarias, floral, cítrico e castanhas e que muitas vezes parece ter estagiado em barricas de carvalho, mesmo que isso não tenha ocorrido. É um vinho que possui mineralidade (li em algum lugar o termo “honeyed minerality”) e ótima longevidade. Quando envelhecido, pode apresentar notas de petróleo tal qual a Riesling.
Além de Walter Massa, existem outros produtores que chamam atenção: Luigi Boveri, Franco Martinetti e Morgassi. .
O Derthona 2016, de Walter Massa é uma delícia! Ótima complexidade aromática e boa persistência como esperado! A acidez é alta e também apresenta excelente textura em boca! O vinho não estagiou em carvalho, mas o bom trabalho feito no contato com as lias pode produzir essa sensação, além, claro, da qualidade da uva e do cuidadoso processo de vinificação.
Texto produzido por Bianca Dumas do insta @vinhobonzao.
Comentários
Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Quem Sou

Sou Etienne Carvalho, jornalista, sommelier formada pela ABSRS e pela FISAR, com qualificação nível 3 WSET. Atualmente, atuo como diretora e professora da ABS-DF e sigo me aprofundando no mundo do vinho como estudante de Enologia. Apaixonada por vinhos, viagens, leitura e escrita, criei este espaço para compartilhar minhas experiências e descobertas com quem, assim como eu, acredita que o conhecimento e a paixão tornam cada taça ainda mais especial.

Categorias

Veja Também

Novello: o vinho jovem da Itália

Na Itália, o termo “Novello” é usado para vinhos tintos muito jovens, elaborados e lançados…

Do frio à taça: a arte dos vinhos de gelo

  Os vinhos de gelo, conhecidos como Ice Wine ou Eiswein, são produzidos a partir…

Operação Sommelier combate descaminho de vinhos

Na manhã de 15 de janeiro de 2026, a Polícia Federal (PF) e a Receita…

Don Romano destaca sabores leves para o verão

Referência da gastronomia italiana em Brasília, o restaurante Don Romano destaca opções refrescantes e receitas…