Torrontés: conhecendo as uvas

Torrontés

Olá! Hoje vou falar com vocês sobre a Torrontés.

A Torrontés é uma cepa regional emblemática da Argentina para os vinhos brancos. Ela é resultado do cruzamento genético de duas variedades levadas para aquele país durante o longo período colonial: Uva Preta e Moscatel de Alexandria. Seus vinhos têm boa acidez, alto teor alcoólico e são extremamente aromáticos. É muito floral e lembra rosa, lavanda e jasmins. Ao apreciar um vinho feito com Torrontés é natural encontrar sabores de salada de frutas com toques de mel.

Harmonização com Torrontés

O vinho produzido com a Torrontés é um aperitivo refrescante, mas também fica muito bom para acompanhar sabores mais delicados, como peixe e mariscos. Particularmente, acho que fica perfeito com comida asiática, até mesmo com molhos mais adocicados.

Comentários
Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Quem Sou

Sou Etienne Carvalho, jornalista, sommelier formada pela ABSRS e pela FISAR, com qualificação nível 3 WSET. Atualmente, atuo como diretora e professora da ABS-DF e sigo me aprofundando no mundo do vinho como estudante de Enologia. Apaixonada por vinhos, viagens, leitura e escrita, criei este espaço para compartilhar minhas experiências e descobertas com quem, assim como eu, acredita que o conhecimento e a paixão tornam cada taça ainda mais especial.

Categorias

Veja Também

Novello: o vinho jovem da Itália

Na Itália, o termo “Novello” é usado para vinhos tintos muito jovens, elaborados e lançados…

Do frio à taça: a arte dos vinhos de gelo

  Os vinhos de gelo, conhecidos como Ice Wine ou Eiswein, são produzidos a partir…

Operação Sommelier combate descaminho de vinhos

Na manhã de 15 de janeiro de 2026, a Polícia Federal (PF) e a Receita…

Don Romano destaca sabores leves para o verão

Referência da gastronomia italiana em Brasília, o restaurante Don Romano destaca opções refrescantes e receitas…