Maximo Boschi Speciale Extra Brut – espumante brasileiro com jeito de champanhe

Espumante ou champanheEm visita ao Vale dos Vinhedos, em agosto deste ano, tive a oportunidade de degustar o espumante Maximo Boschi Speciale Extra Brut  2007. Fiquei impressionada com a qualidade da bebida.  O espumante é elaborado  com 55% de uvas Chardonnay e 45% de uvas Pinot Noir. O grande diferencial é que passa 36 meses em contato com as leveduras, o que lhe confere notas características de pão, torrada e levedura – como as identificadas em bons champanhes disponíveis no mercado.  A bebida possui uma cor dourada e intensa perlage (borbulhas de gás carbônico formadas quando se abre o espumante). Na boca percebi boa acidez, corpo médio e  frutas tropicais no final.

 Renato Savaris, enólogo e sócio-proprietário da vinícola Maximo Boschi, me explicou que a proposta da empresa é elaborar vinhos de qualidade e com condições de evoluir com o tempo. Acredito que a busca pela excelência está sendo recompensada, pois este ano o Guia Adega de Vinhos do Brasil, produzido pela editora Inner, que também edita a revista Adega, elegeu o Maximo Boschi Speciale um dos três melhores espumantes do ano, ao lado do Maria Valduga 2006 e do Estrelas do Brasil Brut Champenoise 2007. Todos obtiveram 91 pontos na avaliação dos jurados.

A produção do Maximo Boschi Speciale Extra Brut 2007 é limitadíssima, são apenas 900 garrafas. Quem tiver interesse em apreciar a bebida, que custa aproximadamente R$67,00,  deve acessar a página da Maximo Boschi para comprar diretamente da vinícola ou obter informações quanto aos locais de venda do produto.

Comentários
Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Quem Sou

Sou Etienne Carvalho, jornalista, sommelier formada pela ABSRS e pela FISAR, com qualificação nível 3 WSET. Atualmente, atuo como diretora e professora da ABS-DF e sigo me aprofundando no mundo do vinho como estudante de Enologia. Apaixonada por vinhos, viagens, leitura e escrita, criei este espaço para compartilhar minhas experiências e descobertas com quem, assim como eu, acredita que o conhecimento e a paixão tornam cada taça ainda mais especial.

Categorias

Veja Também

Novello: o vinho jovem da Itália

Na Itália, o termo “Novello” é usado para vinhos tintos muito jovens, elaborados e lançados…

Do frio à taça: a arte dos vinhos de gelo

  Os vinhos de gelo, conhecidos como Ice Wine ou Eiswein, são produzidos a partir…

Operação Sommelier combate descaminho de vinhos

Na manhã de 15 de janeiro de 2026, a Polícia Federal (PF) e a Receita…

Don Romano destaca sabores leves para o verão

Referência da gastronomia italiana em Brasília, o restaurante Don Romano destaca opções refrescantes e receitas…