Chardonnay e Sauvignon Blanc Q Grand Reserva: ótimas opções de branco da Quintay

IMG_1131[1]Para aqueles que ficam na dúvida na hora de escolher um vinho branco, vão aí duas ótimas sugestões:  o Chardonnay Q Grand Reserva e o Sauvignon Blanc Q Grand Reserva, ambos da vinícola chilena Quintay.  Em uma degustação recente, com um grupo de sommeliers, experimentei os da safra 2012. A dificuldade foi identificar qual o melhor dos dois.

O Chardonnay Q Grand Reserva 2012 se destacou por apresentar um intenso aroma de frutas cítricas, volume e persistência em boca. É um vinho branco com bastante presença e certa untuosidade e que acompanha muito bem peixes de todo os tipos,  salmão defumado e camarão. Sem dúvida, um vinho para ser compartilhado com a família durante o almoço ou o jantar em um bom restaurante de frutos de mar.

Já o Sauvignon Blanc Q Grand Reserva 2012 apresentou notas de maracujá e um toque herbáceo, típico da uva, sem se mostrar enjoativo como alguns Sauvignon Blanc. Na boca, apresentou-se suave e fresco e com acidez bastante pronunciada.  Eu diria que é o vinho ideal para ser apreciado em dias quentes, na companhia de bons amigos e harmonizado com pratos leves, como sushis, ceviches e peixes com molhos cítricos.

Vale do Casablanca, ChileVinícola Quintay – A Quintay, responsável pela produção desses vinhos, foi fundada em 2005 por um grupo de empresários vinícolas apaixonados pelo Vale do Casablanca, uma sub-região fria chilena de produção vinícola. O objetivo do grupo era capturar numa garrafa de vinho toda a riqueza e pureza do vale. Apesar de recente, a vinícola vem se consagrando como produtora de vinhos brancos e tintos de qualidade.  Além da linha Q Grand Reserva, a Quintay produz também uma linha mais econômica denominada Clava, reconhecida, inclusive, pela prestigiada revista Wine and Spirits.  No Brasil, os vinhos da Quintay são importados pela TW Importadora e podem ser encontrados em bons supermercados e restaurantes. Os preços da linha Q Grand Reserva variam entre R$90 a R$130, dependendo do ponto de venda.

Quintay
Participantes da degustação: Joaldo Lima, Carlos Eduardo Franca, Etiene Gomes, Patrick Lima e Leonildo Santana
Comentários
Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Quem Sou

Sou Etienne Carvalho, jornalista, sommelier formada pela ABSRS e pela FISAR, com qualificação nível 3 WSET. Atualmente, atuo como diretora e professora da ABS-DF e sigo me aprofundando no mundo do vinho como estudante de Enologia. Apaixonada por vinhos, viagens, leitura e escrita, criei este espaço para compartilhar minhas experiências e descobertas com quem, assim como eu, acredita que o conhecimento e a paixão tornam cada taça ainda mais especial.

Categorias

Veja Também

Novello: o vinho jovem da Itália

Na Itália, o termo “Novello” é usado para vinhos tintos muito jovens, elaborados e lançados…

Do frio à taça: a arte dos vinhos de gelo

  Os vinhos de gelo, conhecidos como Ice Wine ou Eiswein, são produzidos a partir…

Operação Sommelier combate descaminho de vinhos

Na manhã de 15 de janeiro de 2026, a Polícia Federal (PF) e a Receita…

Don Romano destaca sabores leves para o verão

Referência da gastronomia italiana em Brasília, o restaurante Don Romano destaca opções refrescantes e receitas…