Confira os 10 melhores vinhos de 2016 pela Wine Spectator

A revista norte americana Wine Spectator, considerada uma das mais influentes publicações do mundo especializadas em vinhos, divulgou recentemente a lista dos 10 melhores vinhos de 2016. Para a criteriosa seleção, são levados em consideração os seguintes fatores: qualidade, relação custo x benefício, disponibilidade no mercado americano e um fator emocional, chamado de fator X. Milhares são analisados, mas poucos recebem a graça de figurar na lista e de ser considerado como um dos mais emocionantes do ano pela revista.

Curioso? Então confira agora quais foram os 10 melhores vinhos de 2016.

label_1646027
10º lugar no top teen Wine Spectator’s, Zinfandel Russian River Valley Old Vine 2014 (Hartford Family).

Nota 95 e Preço $ 38

Nota de teste

Roliço e carnudo, com um âmago denso de taninos concentrados e acidez vívida. Aromas de framboesa preta e madura, anis e alcaçuz em camadas, com sorteados sabores de cereja preta, torta de mirtilo e pimenta rachada fumegante.  

label_5321906-1
9º lugar no top teen Wine Spectator’s, Pessac-Léognan White 2013 (Château Smith-Haut-Lafitte).

Nota 96 e Preço $ 106

Nota de teste

Esse vinho provoca uma sensação deslumbrante, com um fruto opulento e compensado por notas estimulantes de ervas e acidez, mostrando suco de limão, amanteigado e sabor de pêssego branco apoiado por uma manteiga salgada – acabamento de estragão, com pitadas de talco e funcho no fundo. Sério e longo com um toque juvenil no acabamento, é um vinho para a adega.  

label_9106826
8º lugar no top teen, Toscana Tignanello 2013 (Antinori).

Nota 94 e Preço $ 108

Nota de teste

Aromas de grafite, fumo e tabaco introduzem o sabor de cereja nesse expressivo, concentrado tinto. Taninos firmes e acidez vívida, equilibram o fruto e a pureza, enquanto ervas, especiarias e elementos minerais se reúnem num longo refinamento.

label_1374700
7º lugar no top teen, Monte Bello Santa Cruz Mountains 2012 (Ridge).

Nota 94 e Preço $ 175

Nota de teste

Um vinho lindamente estruturado, com uma acidez firme e taninos que mostram aderência e determinação em meio a um âmago de densa e tensa uva-passa e amora, tornado-o suculento. Aqueles que procuram clássicos da velha escola Cabernet abraçarão esse vinho. Deixar na adega por cinco ou sete anos é a abordagem certa.

label_9553696
6º lugar no top teen, Machete California 2014 (Orin Swift).

Nota 94 e Preço $ 48

Nota de teste

Generoso e expressivo, grande e musculoso, este Machete California 2014 oferece um bocado de taninos, incluindo chá Earl Grey, chocolate amargo, violeta seca e gengibre torrado. Notas ricas de ameixa e cereja negra são balanceados pelo piso da floresta e acentos de terra, que permanecem, duradouros.  

label_4047544
5º lugar no top teen, Barbaresco Asili Riserva 2011 (Produttori del Barbaresco).

Nota 96 e Preço $ 59

Nota de teste

Aromas intensos de cereja, rosa, alcaçuz e alcatrão segurando tabaco, especiarias e elementos minerais no paladar. Concentrado, ainda que elegante e expressivo, com mais para oferecer. Termina com um longo e duradouro gosto de frutas, mato e minerais.  

label_5332419
4º lugar no top teen, Barsac 2013 (Château Climens).

Nota 97 e Preço $ 68

Nota de teste

Sabores de damasco, nectarina e tangerina costurados em um gosto estimulante de laranja para dar energia, enquanto os sabores de manga e mamão adicionam, sublimemente, uma borda cremosa. O revestimento navega continuamente, cobrindo o palato com uma sensação de porcelana, enquanto um eco amargo de amêndoa perdura sem esforço, como uma cortina de renda pendurada numa brisa sem fim.  

label_4018325
3º lugar no top teen, Pinot Noir Ribbon Ridge The Beaux Frères Vineyard 2014 (Beaux Frères).

Nota 95 e Preço $ 90

Nota de teste

Suave, expressivo e de múltiplas camadas, exibindo sabores de ameixa, groselha, romã e violeta juntos e harmoniosamente, sendo persistente e duradouro  – e excepcionalmente bem equilibrado.

label_8877299v3
2º lugar no top teen, Chardonnay Dundee Hills Evenstad Reserve 2014 (Domaine Serene).

Nota 95 e Preço $ 55

Nota de teste

Concentrado e expressivo, este Chardonnay é mergulhado com pedra molhada, ácido cítrico, sabores de pêra e goiaba verde que rodopiam através de um revestimento expansivo, ganhando impulso e dimensões extras a cada gole.

label_6834173
1º lugar no top teen, Cabernet Sauvignon Napa Valley 2013 (Lewis).

Nota 95 e Preço $ 90

Nota de teste

Extraordinariamente elegante para um vinho desse tamanho e profundidade, com níveis de ameixa, amora e corinto, bem como toques sutis de de alcaçuz preto, que permanecem puros, sutis e persistentes por um bom tempo.

Quer mais?

Para saber mais sobre os grandes vencedores da Wine Spectator’s 2016, acesse a lista original, em inglês, aqui. Há um pequeno histórico envolvendo os produtores de cada vinho, além de um vídeo falando sobre cada um deles. Confira! A lista completa com os 100 melhores vinhos pela Wine Spectator’s também está disponível no site da publicação.

Comentários
Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Quem Sou

Sou Etienne Carvalho, jornalista, sommelier formada pela ABSRS e pela FISAR, com qualificação nível 3 WSET. Atualmente, atuo como diretora e professora da ABS-DF e sigo me aprofundando no mundo do vinho como estudante de Enologia. Apaixonada por vinhos, viagens, leitura e escrita, criei este espaço para compartilhar minhas experiências e descobertas com quem, assim como eu, acredita que o conhecimento e a paixão tornam cada taça ainda mais especial.

Categorias

Veja Também

Novello: o vinho jovem da Itália

Na Itália, o termo “Novello” é usado para vinhos tintos muito jovens, elaborados e lançados…

Do frio à taça: a arte dos vinhos de gelo

  Os vinhos de gelo, conhecidos como Ice Wine ou Eiswein, são produzidos a partir…

Operação Sommelier combate descaminho de vinhos

Na manhã de 15 de janeiro de 2026, a Polícia Federal (PF) e a Receita…

Don Romano destaca sabores leves para o verão

Referência da gastronomia italiana em Brasília, o restaurante Don Romano destaca opções refrescantes e receitas…