Dia Mundial do Chocolate. Que tal brindar com um Porto?

Dia Mundial do Chocolate é comemorado no dia 7 de julho. Acredita-se que essa data é referente ao registro histórico da entrada do produto na Europa, ainda no século 15. Entretanto, há na história quem diga que antes de chegar ao continente europeu, o chocolate já era consumido pelas antigas civilizações Maias e Astecas, que consideravam o alimento sagrado.  Aliás, o nome científico do cacau, Theobroma cacao, quer dizer “elixir dos deuses”.

Um ou outro, não importa. O fato é que até hoje nos beneficiamos desta iguaria! E o Brasil tem se destacado nesse mercado: de acordo com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento – MAPA, o país ocupa a sétima posição na produção mundial de cacau, movimentando R$ 20 bilhões no território nacional.

No ano passado, o Brasil foi, inclusive, reconhecido como país exportador de 100% de cacau fino e de aroma pela Organização Internacional do Cacau (ICCO). O cacau fino e de aroma é identificado por apresentar sabores diferenciados, como frutados, florais, amadeirado, entre outros.

Harmonizando com Vinho o Dia mundial do Chocolate

Vinho e chocolate: delícia
Dia Mundial do Chocolate com vinho do Porto

Harmonizar vinho e chocolate não é uma tarefa muito fácil! Mas, é deliciosa quando o casamento é bem feito. Na verdade, tanto a uva quanto o cacau possuem taninos, e entendê-los e equilibrá-los é uma tarefa essencial para alcançar um resultado agradável. Particularmente, prefiro as harmonizações com os vinhos fortificados, mas há quem indique vinhos tranquilos também. Então vamos às dicas:

Chocolate ao Leite

Para quem gosta de chocolate amargo, o Porto indicado é o LBV Late Bottled Vintage, uma vez que este chocolate é mais consistente, possui menos teor de gordura e doçura. Assim, o sabor do chocolate não sobressai ou anula o sabor do vinho.  Taylor´s LBV é um vinho especial e já pronto para o consumo, sem necessidade de envelhecimento.

Taylors-LBV-2008-
Taylors-LBV-2008-

Chocolate Branco

E para o chocolate branco, de doçura e textura untuosa, a melhor combinação, ao meu ver, fica com um Tawny simples. Um vinho versátil que pode ser apreciado tanto antes das refeições, como aperitivo, ou após, devido a sua suavidade e seu caráter trufado com pequeno toque de madeira. Harmoniza muito bem como chocolates com amêndoas. Deve ser servido em baixa temperatura.

Espero que tenham gostado das dicas. Ah! Já que estamos falando de chocolate, sugiro a leitura desse outro post também: Chocolate e Vinho podem ajudar na perda de peso

Comentários
Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Quem Sou

Sou Etienne Carvalho, jornalista, sommelier formada pela ABSRS e pela FISAR, com qualificação nível 3 WSET. Atualmente, atuo como diretora e professora da ABS-DF e sigo me aprofundando no mundo do vinho como estudante de Enologia. Apaixonada por vinhos, viagens, leitura e escrita, criei este espaço para compartilhar minhas experiências e descobertas com quem, assim como eu, acredita que o conhecimento e a paixão tornam cada taça ainda mais especial.

Categorias

Veja Também

Novello: o vinho jovem da Itália

Na Itália, o termo “Novello” é usado para vinhos tintos muito jovens, elaborados e lançados…

Do frio à taça: a arte dos vinhos de gelo

  Os vinhos de gelo, conhecidos como Ice Wine ou Eiswein, são produzidos a partir…

Operação Sommelier combate descaminho de vinhos

Na manhã de 15 de janeiro de 2026, a Polícia Federal (PF) e a Receita…

Don Romano destaca sabores leves para o verão

Referência da gastronomia italiana em Brasília, o restaurante Don Romano destaca opções refrescantes e receitas…