Linha de Vinhos Finos “Muralha” é apresentada no DF pela Vinícola goiana Serra das Galés

Seis vinhos tintos - três varietais e três blends compõe a linha Muralha
Sommelier Luiz Otávio Moura e os seis vinhos tintos da linha Muralha – três varietais e três blends

No dia 11 de abril, a vinícola goiana Serra das Galés realizou um evento para apresentar a sua linha de vinhos finos Muralha. O evento foi realizado no salão de festas do restaurante Dom Francisco Asbac, em Brasília, e reuniu cerca de 150 pessoas, entre enófilos, sommeliers, donos de vinícolas e influencers – todos convidados previamente.

O médico Sebastião Ferro, proprietário da Serra das Galés, e o tetracampeão Bebeto, embaixador da linha Muralha
O médico Sebastião Ferro, proprietário da Serra das Galés, e o tetracampeão Bebeto, embaixador da linha Muralha

O evento foi organizado pela diretora comercial Teresa Duarte em parceria com Mara Flora, consultora de enoturismo. A recepção dos convidados ficou a cargo do “embaixador” da linha Muralha, o tetracampeão Bebeto e do médico Sebastião Ferro,  proprietário da Serra das Galés. “Foi exatamente de um sonho que nasceu a vontade de plantar uvas e criar uma indústria de fabricação de vinhos, em Paraúna-GO. Contrariando muitos prognósticos de que a atividade não daria certo em solo goiano, o sonho virou realidade”, revelou o médico.

Mara Flora, consultora de Enoturismo, e a diretora comercial da Serra das Galés Teresa
Mara Flora, consultora de Enoturismo, e a diretora comercial da Serra das Galés Teresa Duarte – organizadoras do evento

Linha Muralha

Os vinhos finos da Serra das Galés começaram a ser engarrafados  em 2016, quando surgiu a linha Muralha, com vinhos tintos, secos e estagiados em carvalho francês. Para eles existirem e terem qualidade foi adotado o sistema de dupla poda ou poda de inverno, que consiste em inverter o ciclo da videira para que a colheita aconteça num período mais propício.

Sérgio Pires, presidente da Associação Brasileira de Sommeliers do DF, prestigiou o evento e ressaltou que a variedade de uvas dos vinhos Muralha mostram que não é apenas a Syrah que brilha no Cerrado. “Essa variedade de uvas da Serra das Galés comprova que o terroir do Cerrado não é exclusivo para os Syrahs. Todos os vinhos degustados ainda estão jovens, já bem agradáveis, mas com todo o potencial de evoluírem na garrafa nos próximos anos”afirmou.

A linha conta com três rótulos varietais de Syrah, de Castelão e de Touriga Nacional e três cortes Syrah/Touriga Nacional, Syrah/Tempranillo e o Red Blend Premium feito a partir da Cabernet Sauvignon, Malbec, Tempranillo e Syrah. Este último, vale ressaltar, ficou entre os três melhores vinhos no concurso às cegas promovido durante a XVI Vinum Brasilis, realizada em Brasília em novembro do ano passado por Petrus Elesbão, que também marcou presença no evento.

Os valores dos rótulos variam de R$150,00 a R$300,00 e podem ser encontrados em Brasília, em lojas como A Garrafeira (215 Sul)e a D.O.C. Vinhos  (107 Norte), e em bares e restaurantes, como no Teta Cheese  (103 Sul)  e também no restaurante Dom Francisco (Asbac). Para pessoas jurídicas, os vinhos estão sendo vendidos pela diretora comercial da vinícola, Teresa Paula Gama, pelo telefone 62 98339-7919.

Sobre a Serra das Galés

O amor pela uva e pela terra natal, Paraúna-GO, fez com que o médico Sebastião Ferro iniciasse o que hoje se pode chamar do novo terroir do cerrado. A história da vinícola começa em 2004, ano em que movido pelo desenvolvimento regional e o empreendedorismo, o médico Sebastião Ferro fez uma incursão pela Serra Gaúcha para conhecer melhor o processo de fabricação de vinhos. Em junho de 2007, a vinícola foi inaugurada oficialmente tendo como base a inovação e o pioneirismo. “Dr. Sebastiao é um visionário e está de parabéns. Eu vou muito a Portugal e visito muitas vinícolas por lá e posso dizer confiante que a Serra das Galés em Paraúna-GO não deixa nada a desejar para as vinícolas lusitanas”, ressaltou Bebeto, o embaixador da linha Muralha.

Confira abaixo mais fotos do evento

Fotos – Rodrigo Martins

Leia também: Espumante Gioia Sur Lie da Aurora recebe 92 pontos no Descorchados

Comentários
Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Quem Sou

Sou Etienne Carvalho, jornalista, sommelier formada pela ABSRS e pela FISAR, com qualificação nível 3 WSET. Atualmente, atuo como diretora e professora da ABS-DF e sigo me aprofundando no mundo do vinho como estudante de Enologia. Apaixonada por vinhos, viagens, leitura e escrita, criei este espaço para compartilhar minhas experiências e descobertas com quem, assim como eu, acredita que o conhecimento e a paixão tornam cada taça ainda mais especial.

Categorias

Veja Também

Novello: o vinho jovem da Itália

Na Itália, o termo “Novello” é usado para vinhos tintos muito jovens, elaborados e lançados…

Do frio à taça: a arte dos vinhos de gelo

  Os vinhos de gelo, conhecidos como Ice Wine ou Eiswein, são produzidos a partir…

Operação Sommelier combate descaminho de vinhos

Na manhã de 15 de janeiro de 2026, a Polícia Federal (PF) e a Receita…

Don Romano destaca sabores leves para o verão

Referência da gastronomia italiana em Brasília, o restaurante Don Romano destaca opções refrescantes e receitas…