O sensacional branco Meraldis Albillo Mayor 2018

A Del Maipo trouxe uma grande novidade da Espanha: o vinho Meraldis Albillo Mayor. Esse é um vinho branco raro e muito, muito expressivo originário de Ribera del Duero, região amplamente conhecida por seus tintos robustos à base de Tempranillo. Produzido a partir da uva Albillo Mayor, uma variedade autóctone e histórica da região, esse vinho destaca-se pela sua elegância, frescor e complexidade. (Ah! Vale lembrar que a Albillo Mayor é a única uva branca permitida na Denominação de Origem Ribera del Duero para a produção de vinhos tintos, sabia?)

Então, o Meraldis Albillo Mayor tem uma tonalidade dourada brilhante maravilhosa e no nariz é algo sen-sa-ci-o-nal! Oferece muita complexidade aromática, combinando frutas brancas maduras (damasco principalmente, além de pera e maçã), com nuances cítricas, florais e mel. Bastante mel! Tem sutis notas de nozes e pedra de isqueiro também. O vinho estagia 18 meses em barricas de carvalho francês de 500 litros e é produzido com a mínima intervenção possível.

Na boca, o mel e o damasco são bem perceptíveis e o vinho surpreende com sua untuosidae. O equilíbrio entre sua acidez marcante e textura cremosa, em virtude do contato com as lias, proporciona um final longo com notas salinas deliciosas.

Degustei esse vinho com um prato mais do que especial preparado pelo chef Francisco Ansiliero no @domfranciscorestaurante: lombo de pirarucu com molho arubé e farofa de banana da terra. (Uma sintonia perfeita de sabores!!!!)

O Meraldis Albillo Mayor é uma verdadeira joia da Ribera del Duero e resgata a tradição dos vinhos brancos na região. A produção limitada e o foco na autenticidade do terroir fazem dele um exemplar raro e ben expressivo, ideal para quem busca experiências enológicas diferenciadas. Amei e recomendo demais! O vinho está realmente incrível.

 

Leia também: Jantar Harmonizado Zahil. Destaque: Parcelas 2018

Comentários
Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Quem Sou

Sou Etienne Carvalho, jornalista, sommelier formada pela ABSRS e pela FISAR, com qualificação nível 3 WSET. Atualmente, atuo como diretora e professora da ABS-DF e sigo me aprofundando no mundo do vinho como estudante de Enologia. Apaixonada por vinhos, viagens, leitura e escrita, criei este espaço para compartilhar minhas experiências e descobertas com quem, assim como eu, acredita que o conhecimento e a paixão tornam cada taça ainda mais especial.

Categorias

Veja Também

Novello: o vinho jovem da Itália

Na Itália, o termo “Novello” é usado para vinhos tintos muito jovens, elaborados e lançados…

Do frio à taça: a arte dos vinhos de gelo

  Os vinhos de gelo, conhecidos como Ice Wine ou Eiswein, são produzidos a partir…

Operação Sommelier combate descaminho de vinhos

Na manhã de 15 de janeiro de 2026, a Polícia Federal (PF) e a Receita…

Don Romano destaca sabores leves para o verão

Referência da gastronomia italiana em Brasília, o restaurante Don Romano destaca opções refrescantes e receitas…