Para iniciantes – Conheça a Pinot Noir e seus vinhos

Hoje vou falar sobre a Pinot Noir. Os vinhos feitos a partir desta uva estão entre meus prediletos, mas é bom saber que existem “Pinot Noirs” e “Pinot Noirs” (rsrsrs). É que essa casta é considerada bastante temperamental, pois exige condições perfeitamente corretas de cultivo e de vinificação para produzir um bom vinho.

Pinot Noir – uva bastante delicada e temperamental

Grand Crus

É uma uva internacional originária de Borgonha, na França, e produz vinhos bastante admirados (e caros!!!) em todo mundo como os Romanée Conti, Clos de Vougeot, Le Chambertin e outros Grands Crus. Um Pinot Noir possui taninos bem menos marcantes porque possui menos sementes e suas cascas são finas, razão pela qual também é um vinho mais claro que os demais. É também menos encorpado que um Cabernet Sauvignon. Possui sabores de frutas vermelhas e ervas quando jovens e quando envelhecidos, notas de cogumelos, couro, carnes de caça e, até mesmo, vegetais em decomposição (isso mesmo!!!!).

Romanée Conti está entre os vinhos mais admirados do mundo e é feito com a casta Pinot Noir

Esses aromas podem parecer desagradáveis para alguns consumidores. No entanto, os grandes conhecedores chegam a pagar fortunas por essas garrafas. Vale ressaltar que a Pinot Noir é também um dos componentes do champanhe. Nas últimas décadas tem sido plantada em diversas regiões do mundo. Estados Unidos e Nova Zelândia já possuem exemplares de excelente qualidade produzidos a partir desta uva.

E você, já experimentou um bom Pinot Noir?  

Comentários
Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Quem Sou

Sou Etienne Carvalho, jornalista, sommelier formada pela ABSRS e pela FISAR, com qualificação nível 3 WSET. Atualmente, atuo como diretora e professora da ABS-DF e sigo me aprofundando no mundo do vinho como estudante de Enologia. Apaixonada por vinhos, viagens, leitura e escrita, criei este espaço para compartilhar minhas experiências e descobertas com quem, assim como eu, acredita que o conhecimento e a paixão tornam cada taça ainda mais especial.

Categorias

Veja Também

Novello: o vinho jovem da Itália

Na Itália, o termo “Novello” é usado para vinhos tintos muito jovens, elaborados e lançados…

Do frio à taça: a arte dos vinhos de gelo

  Os vinhos de gelo, conhecidos como Ice Wine ou Eiswein, são produzidos a partir…

Operação Sommelier combate descaminho de vinhos

Na manhã de 15 de janeiro de 2026, a Polícia Federal (PF) e a Receita…

Don Romano destaca sabores leves para o verão

Referência da gastronomia italiana em Brasília, o restaurante Don Romano destaca opções refrescantes e receitas…